Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Realidade virtual no tratamento da dor em criança queimada: relato de caso / Virtual reality for pain treatment in a burned child: case report / Realidad virtual en el tratamiento del dolor en niño quemado: caso clínico

Scapin, Soliane; Echevarría-Guanilo, Maria Elena; Fuculo-Junior, Paulo Roberto Boeira; Martins, Jerusa Celi; Barbosa, Mayara da Ventura; Simas, Camila; Rosso, Lucas Henrique de; Gonçalves, Natália.
Rev. bras. queimaduras ; 16(1): 45-48, jan.-mar. 2017. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-915055

OBJETIVO:

Relatar o uso da realidade virtual e sua relação com a redução da intensidade dolorosa em uma criança queimada, internada em um Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) pediátrico de referência do Sul do Brasil. RELATO DO CASO G.H.M., 9 anos de idade, sexo masculino, admitido no Centro de Tratamento de Queimaduras de referência do Sul do Brasil, apresentando queimadura por chama direta em membro inferior direito, há um dia, com 1% da superfície corporal queimada e apresentando queimaduras de espessura parcial superficial. Anteriormente ao começo dos procedimentos de troca de curativo, foi utilizado tratamento farmacológico; durante os procedimentos, empregou-se como tratamento não farmacológico o uso da realidade virtual. A dor foi medida antes, durante e após os cuidados com a ferida, por meio de Escala de Faces e Numérica. No decorrer dos três dias em que foi utilizada a realidade virtual, durante a troca de curativos foi identificada a diminuição das expressões faciais dolorosas e maior colaboração durante o procedimento, além do relato verbal de haver menor tempo pensando na dor. Cabe destacar que no último dia não foi necessária a administração de medicações.

CONCLUSÃO:

Os métodos não farmacológicos vêm sendo aplicados como complemento ao uso de tratamentos farmacológicos nos cuidados prestados aos pacientes queimados. A realidade virtual apresenta-se como uma alternativa que demonstra resultados promissores, principalmente relacionados à redução da intensidade dolorosa; por isso, apresenta grandes benefícios durante sua utilização.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva