Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais do processo de parturição de mulheres que vivenciaram a gravidez na adolescência / Social representations of the parturition process of women who experienced teenage pregnancy / Representaciones sociales del proceso del parto de las mujeres que experimentaron el embarazo adolescente

Matos, Greice Carvalho de; Soares, Marilu Correa; Muniz, Rosani Manfrim; Escobal, Ana Paula de Lima; Boettcher, Cássia Luíse; Quadro, Pricilla Porto.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(4): 1077-1084, out.-dez. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-915845

Objetivos:

Conhecer as representações sociais do processo de parturição de mulheres que vivenciaram partos recorrentes na adolescência.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici. Fizeram parte desta pesquisa 30 mulheres que vivenciaram o parto recorrente na adolescência. Os dados foram coletados no período de maio a agosto de 2015, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da análise textual discursiva e do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais.

Resultados:

Foi constatada a presença de representações sociais positivas e negativas de ambas as vias de parto. É possível perceber que as mulheres compreendem os benefícios do parto normal, bem como as indicações do parto cesariano.

Conclusão:

O conhecimento das mulheres está atrelado ao universo consensual; desta forma, constroem representações sociais negativas do processo de parturição que vão perpassando as gerações
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva