Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do processo na assistência pré-natal de gestantes com risco habitual / Evaluación del proceso en la atención prenatal de embarazadas con riesgo normal / Evaluation of prenatal care process for habitual-risk pregnant women

Balsells, Marianne Maia Dutra; Oliveira, Tyane Mayara Ferreira de; Bernardo, Elizian Braga Rodrigues; Aquino, Priscila de Souza; Damasceno, Ana Kelve de Castro; Castro, Régia Christina Moura Barbosa; Lessa, Paula Renata Amorim; Pinheiro, Ana Karina Bezerra.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 31(3): 247-254, Mai.-Jun. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-949294
Resumo Objetivo Avaliar a qualidade do cuidado quanto ao processo no pré-natal de gestantes com risco habitual. Métodos Pesquisa avaliativa, realizada no período de maio de 2015 a janeiro de 2016, na Casa de Parto Natural (CPN) Lígia Barros Costa em Fortaleza, Ceará. A amostra totalizou 560 prontuários de gestantes que realizaram pré-natal na CPN. O instrumento de coleta dos dados contemplou aspectos sociodemográficos, clínicos e obstétricos, e indicadores de processo da assistência pré-natal. Os critérios adotados para avaliar o processo foram os indicadores de qualidade do pré-natal. Os dados foram armazenados e processados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0. A análise utilizou a estatística descritiva. Resultados Quanto aos indicadores de qualidade do pré-natal, observou-se que 42,3% (n=237) atenderam ao número adequado de consultas, realizando sete ou mais consultas. Apenas 26,3% (n=147) iniciaram precocemente o pré-natal. Referente aos indicadores de qualidade dos procedimentos clínicos e obstétricos verificou-se que 55% (n=309) estava adequado. Quando analisados os indicadores de qualidade referentes aos exames laboratoriais, apenas 25,4% (n=142) estavam adequados. Conclusão Conclui-se que a qualidade do pré-natal é adequada na minoria da população estudada, devendo existir maior atenção de gestores e profissionais para o planejamento de ações em prol da melhoria dos indicadores relacionados aos números de consultas, início precoce do pré-natal, procedimentos clínicos e obstétricos e realização dos exames laboratoriais.
Biblioteca responsável: BR1.2
Selo DaSilva