Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunicação em saúde: um estudo do perfil e da estrutura das assessorias de comunicação municipais em 2014-2015 / Comunicación en salud: un estudio del perfil y estructura de las asesorias municipales de comunicación en 2014-2015 / Health communication: a study of the profile and structure of municipal communication advisory services in 2014-2015

Nardi, Antonio Carlos Figueiredo; Soares, Rackynelly Alves Sarmento; Mendonça, Ana Valéria Machado; Sousa, Maria Fátima de.
Epidemiol. serv. saúde ; 27(2): e2017409, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-953394

Objetivo:

investigar as características dos serviços de comunicação em saúde, a partir da Rede dos Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) no Brasil.

Métodos:

estudo quantitativo exploratório, conduzido de 2014 a 2015, com amostra não probabilística. Foram utilizados quatro questionários estruturados, divididos em quatro dimensões 1) estrutura de trabalho das assessorias de comunicação; 2) perfil dos profissionais que nelas atuam; 3) principais atribuições destas assessorias; e 4) possíveis variantes entre os municípios que não possuíam esse serviço especializado.

Resultados:

de 122 municípios participantes, 72 não possuíam assessoria de comunicação e somente 2 núcleos da rede possuíam diretoria de comunicação; as instalações de trabalho eram precárias; os profissionais tinham pouco tempo de trabalho nas assessorias de comunicação; e não tinham estabilidade empregatícia ou assento nos conselhos gestores.

Conclusão:

apesar de realizarem assessoramento direto aos secretários, as condições de trabalho dos profissionais de comunicação comprometem suas ações de planejamento.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1 - Biblioteca do Instituto Evandro Chagas
Selo DaSilva