Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção e validação de vídeo educativo para orientação de pais de crianças em cateterismo intermitente limpo / Construcción y validación de video educativo para orientación de padres de niños en cateterismo intermitente limpio / Construction and validation of educational video for the guidance of parents of children regarding clean intermittent catheterization

Lima, Marília Brito de; Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida; Castro, Régia Christina Moura Barbosa; Cipriano, Maria Aneuma Bastos; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão; Almeida, Paulo César de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 51: e03273, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-956615
RESUMO

Objetivo:

Construir e validar vídeo educativo para orientação de pais de crianças em cateterismo intermitente limpo.

Método:

Estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas construção e validação de vídeo com juízes expertises no período de março a dezembro de 2016. A construção da tecnologia teve como referencial teórico a Teoria de Adaptação. Para análise dos dados utilizou-se do índice de correlação intraclasse.

Resultados:

A primeira versão do vídeo foi composta por 12 minutos, a validação indicou a substituição de termos técnicos por linguagem coloquial, dinamismo nos diálogos e menção à lavagem das mãos antes de reunir o material. No que se refere à confiabilidade total, o coeficiente de correlação intraclasse para todas as categorias avaliadas obteve o valor de 0,768, considerado razoável. Na avaliação de clareza de linguagem, pertinência à prática e relevância teórica, os resultados foram 0,745, 0,771 e 0,777, respectivamente, considerados razoáveis, com p<0,0001.

Conclusão:

O vídeo educativo mostrou-se válido quanto à aparência e ao conteúdo, com potencial para mediar práticas educativas em contexto hospitalar e ambulatorial.
Biblioteca responsável: BR41.1
Selo DaSilva