Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Children hospitalized due to maltreatment in the ICU of a Public Health Service / Niños hospitalizados por maltrato en UTI de servicio público de salud / Crianças hospitalizadas por maus-tratos em UTI de serviço público de saúde

Santomé, Letícia Medeiros; Leal, Sandra Maria Cezar; Mancia, Joel Rolim; Gomes, Antônio Marcos Freire.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.3): 1420-1427, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-958730
RESUMO

Objetivo:

caracterizar as crianças hospitalizadas por violência, em uma UTI pediátrica, em 2011; relacionar violência e os mecanismos de trauma com o óbito; conhecer a contextualização da violência, a partir dos registros nos prontuários.

Método:

coorte retrospectivo, realizado em um hospital de pronto socorro, Porto Alegre/RS, nos registros de 22 crianças internadas na UTI, por violência. Realizou-se análise quantitativa por índices frequenciais absolutos e relativos, qui-quadrado e risco relativo.

Resultados:

54,5% eram meninos, raça/etnia branca 81,8% e 50% tinham até três anos. Violência física 50% e a negligência 36,4%, familiar da criança (77,3%), destaque para a mãe (35,3%). Mecanismos de agressão queda (22,7%), queimaduras (18,2%). As queimaduras apresentaram risco elevado para óbito. Alta para casa após internação em UTI (59,1%).

Conclusão:

Considera-se que a caracterização dos casos de violência reflete a complexidade do tema, principalmente, diante das histórias de vida que envolve cada caso de criança hospitalizada por este agravo.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva