Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validation of primer for promoting maternal self-efficacy in preventing childhood diarrhea / Validez de la cartilla para la promoción de la autoeficacia materna en la prevención de la diarrea infantil / Validação de cartilha para promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil

Sabino, Leidiane Minervina Moraes de; Ferreira, Ádria Marcela Vieira; Mendes, Elizamar Regina da Rocha; Joventino, Emanuella Silva; Gubert, Fabiane do Amaral; Penha, Jardeliny Corrrêa da; Lima, Kamila Ferreira; Nascimento, Ludmila Alves do; Ximenes, Lorena Barbosa.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.3): 1412-1419, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-958733
RESUMO

Objetivo:

validar uma cartilha educativa, quanto a conteúdo e aparência, elaborada para promover a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil.

Método:

estudo metodológico com participação de 31 mães de crianças menores de cinco anos de idade, no qual se procedeu à validação da cartilha Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho! a partir do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), sendo avaliada quanto aos domínios compreensão, atratividade, autoeficácia, aceitação cultural e persuasão.

Resultados:

a cartilha foi considerada clara e relevante, com média de concordância de 99,4% e 99,8%, respectivamente. O IVC global foi de 0,99, evidenciando nível satisfatório de concordância entre as mães. A avaliação dos domínios gerou resultados satisfatórios.

Conclusão:

a cartilha foi considerada válida pelo público-alvo, podendo ser implementada para promoção da confiança materna em prevenir a diarreia infantil.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva