Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

From theory to practice, operating the clinical simulation in Nursing teaching / De la teoría a la práctica, operacionalizando la simulación clínica en la enseñanza de enfermería / Da teoria à prática, operacionalizando a simulação clínica no ensino de Enfermagem

Oliveira, Saionara Nunes de; Massaroli, Aline; Martini, Jussara Gue; Rodrigues, Jeferson.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.4): 1791-1798, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-958774
RESUMO

Objetivo:

Relatar a experiência da operacionalização da simulação clínica como estratégia pedagógica em uma disciplina de um curso de graduação em Enfermagem.

Método:

Foram realizados ciclos de simulação clínica seguindo os passos da pesquisa-ação, como planejamento, ação, observação e reflexão, no período de março de 2014 a julho de 2015 com 10 professores e 44 estudantes de uma disciplina de Atenção Básica e Saúde Mental de um curso de graduação em Enfermagem.

Resultados:

Foram realizados 5 ciclos de simulação clínica, ao final de cada ciclo modificações foram sugeridas por estudantes e professores e a operacionalização foi sendo ajustada visando adequar-se às necessidades da disciplina. Os principais pontos de mudança foram papel do professor, logística, equipamentos, modelo de debriefing e preparo dos "pacientes simulados". Considerações finais A simulação clínica é um método possível de ser operacionalizado no curso de graduação em Enfermagem, necessita de planejamento pedagógico e logístico bem como, sensibilização de professores e estudantes.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva