Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Teaching of infection control in undergraduate courses in health sciences: opinion of experts / Enseñanza del control de infecciones en la graduación en salud: la opinión de expertos / Ensino do controle de infecções na graduação em saúde: opinião de experts

Massaroli, Aline; Martini, Jussara Gue; Moya, José Luis Medina; Bitencourt, Julia Valéria de Oliveira Vargas; Reibnitz, Kenya Schmidt; Bernardi, Mariely Carmelina.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.4): 1626-1634, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-958781
RESUMO

Objetivo:

Conhecer a percepção dos profissionais com expertise em prevenção e controle de infecção sobre o ensino das competências para a prevenção e o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde nos cursos de graduação da área da saúde.

Método:

Utilizou-se a técnica Delphi, desenvolvida em quatro rodadas sequenciais. Participaram do estudo 31 enfermeiros e oito médicos. Os dados qualitativos foram analisados por meio da análise de conteúdo; os quantitativos, a partir da estatística descritiva.

Resultados:

Emergiu a importância de os cursos contarem com docentes com expertise em prevenção e controle de infecções. Somada a argumentações sobre o desenvolvimento do tema nos currículos por meio de uma disciplina específica ou como tema transversal.

Conclusões:

Para abranger a complexidade dos elementos que se interligam para a formação profissional, o ensino deve pautar-se em estratégias pedagógicas que instiguem a reflexão no estudante, estimulando-o a desenvolver o pensamento crítico sobre suas vivências.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva