Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing students facing moral distress: strategies of resistance / Estudiantes de enfermería ante el sufrimiento moral: estrategias de resistencia / Estudantes de enfermagem diante de sofrimento moral: estratégias de resistência

Bordignon, Simoní Saraiva; Lunardi, Valéria Lerch; Barlem, Edison Luiz; Silveira, Rosemary Silva da; Ramos, Flávia Regina; Dalmolin, Graziele de Lima; Barlem, Jamila Geri Tomaschewski.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.4): 1663-1670, 2018. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-958800
RESUMO

Objetivo:

Compreender as estratégias de resistência adotadas pelos estudantes de graduação em enfermagem, diante de situações de sofrimento moral (SM).

Método:

Pesquisa qualitativa, desenvolvida em três universidades do sul do Brasil, duas federais e uma privada, com 21 estudantes de graduação em enfermagem, entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016; os dados foram submetidos à análise textual discursiva e referencial teórico foucaultiano.

Resultados:

Os estudantes ao resistirem demonstram um senso de autopreservação e fortalecimento moral. Ainda, ações de não resistência relacionam-se ao medo de possíveis sanções. Assim, ao resistir ou não, os estudantes podem vivenciar repercussões tanto positivas como negativas. Considerações finais Ao resistir, os estudantes visam defender o que acreditam ser o correto, demonstrando seu fortalecimento moral diante do sofrimento moral. No entanto, o exercício do poder disciplinar parece contribuir para sua fragilização moral, dificultando a implementação de estratégias de resistência.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva