Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

El oficio de cuidar a otro: "cuando mi cuerpo está aquí pero mi mente en otro lado" / Taking Care of Another Person: "When my Body is Here But my Mind is Somewhere Else" / O ofício de cuidar de outro: "quando meu corpo está aqui, mas minha mente em outro lado"

Yepes Delgado, Carlos Enrique; Arango R, Ana Lucía; Salazar, Andrea; Arango, Elvira María; Jaramillo, Ana Lucia; Mora, Janeth Eliana; Posada Zapata, Isabel Cristina.
Rev. cienc. salud (Bogotá) ; 16(2): 294-310, abr.-ago. 2018.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-959699
Resumo

Introdução:

busca-se compreender o significado que tem ser o cuidador informal de um paciente no Hospital Pablo Tobón Uribe de Medellín, durante um período de hospitalização, entre os anos 2012 a 2015. Desenvolvimento parte-se de um enfoque qualitativo, desenvolvendo o método conhecido como Teoria Fundamentada proposto por Strauss e Corbin. Entrevistaram-se 20 cuidadores. As entrevistas foram transcritas para posteriormente ser analisadas através de codificação aberta e axial, definindo finalmente três categorias analíticas.

Conclusões:

cumprir com as tarefas que exige ser o cuidador informal de um doente, implica dividir-se em dois âmbitos distintos manter o corpo ao lado do doente hospitalizado, enquanto que a mente segue fora ocupando-se das outras esferas da vida; ser cuidador implica tempo completo e estar hospitalizado com o paciente. O cuidador assume uma sobrecarga de responsabilidades que tem graves implicações em seu estado de saúde, o que pode compensar-se pelo compromisso, o apoio familiar e da instituição de saúde. Urge ocupar-se das necessidades do cuidador desde a oferta e o acompanhamento dos sistemas de saúde.
Biblioteca responsável: CO285.1
Selo DaSilva