Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções de homens sobre a vivência da paternidade na adolescência: uma perspectiva bioecológica / Percepción de hombres sobre la vivencia de la paternidad en la adolescencia: una perspectiva bioecológica / Men's perception of the experience of parenting in adolescence: a bioecological perspective

Corrêa, Ana Cândida Lopes; Meincke, Sonia Maria Könzgen; Schwartz, Eda; Oliveira, Adriane Maria Netto de; Soares, Marilu Corrêa; Jardim, Vanda Maria da Rosa.
Rev. gaúch. enferm ; 37(1): e54692, 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-960718
RESUMO Objetivo conhecer a percepção de homens sobre a vivência da paternidade na adolescência. Método estudo qualitativo, realizado com cinco homens que vivenciaram a paternidade durante a adolescência. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista em profundidade, no domicílio, em agosto de 2013, em um município do Sul do Brasil. Analisaram-se os dados com o modelo teórico de Urie Bronfenbrenner. Resultados viver a paternidade na adolescência foi uma experiência de amadurecimento e reflexões a respeito do papel de pai e suas atribuições. A família foi o microssistema referenciado e influenciou o desenvolvimento da paternidade. Identificou-se o quanto as implicações da paternidade na adolescência repercutiram ao longo de suas vidas. Conclusão é importante introduzir a temática paternidade nos sistemas de saúde, para que o adolescente possa exercitá-la de maneira saudável. A enfermagem tem papel relevante, pois pode acolhê-los e direcionar o olhar para suas singularidades.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva