Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factores determinantes de la salud y la enfermedad: mujeres en condición de desplazamiento en Medellín, Colombia 2015 / Determinants of Health and Illness: Women in Displacement in Medellín, Colombia 2015 / Fatores determinantes da saúde e doença: Mulheres em condição de deslocamento em Medellín, Colombia 2015

Posada-Zapata, Isabel Cristina; Mendoza-Ríos, Abraham; Restrepo-Correa, Carolina; Cano-Bedoya, Sara María; Orozco-Giraldo, Isabel Cristina.
Rev. gerenc. políticas salud ; 15(31): 262-276, jul.-dic. 2016.
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-960873
Resumo A partir de um foco dos determinantes sociais, demostrou-se a relação existente entre as condições de vida estruturais e a situação de saúde ou doença de populações especificas. Esse relacionamento tende a complexificar-se quando são vividas situações de conflito, as quais exacerbam a vulnerabilidade. O objetivo foi descrever as experiências de mulheres em condição de deslocamento e seus efeitos nos processos de saúde-doença. Com um foco qualitativo, foram tomados aspectos da teoria fundamentada de Strauss e Corbin. Participaram 49 mulheres em situação de deslocamento. Para o análise foi utilizada a codificação, a categorização e interpretação, e finalmente foi realizada a teorização. Foi considerado a descrição conceitual de percepção, significado, a saúde-doença, a saúde pública, o gênero e o deslocamento. O principal resultado foi que o deslocamento e as representações socioculturais marcam consideravelmente a significação e o jeito de levar os processos de saúde-doença das mulheres.
Biblioteca responsável: CO332
Selo DaSilva