Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Instruments for the care of pressure injury in pediatrics and hebiatrics: an integrative review of the literature / Instrumentos para cuidado de lesão por pressão na pediatria e hebiatria: revisão integrativa da literatura / Instrumentos para cuidado de lesión por presión en la pediatría y hebiatría: revisión integradora de la literatura

Ferreira, Mayara Kelly Moura; Gurgel, Sabrina de Souza; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão; Silva, Viviane Martins da.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 26: e3034, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-961171
RESUMO

Objetivo:

identificar instrumentos existentes na literatura científica acerca do cuidado de lesão por pressão em pacientes pediátricos e hebiátricos.

Método:

revisão integrativa, selecionando-se 32 artigos, das bases de dados PubMed/Medline, LILACS, Scopus e CINAHL, usando os descritores lesão por pressão, úlcera de decúbito, pediatria, adolescente e protocolos, e equivalentes, nos idiomas inglês e espanhol. Critérios de inclusão artigo de pesquisa na íntegra, nos idiomas português, inglês ou espanhol, sem delimitação temporal. Análise descritiva adotada para categorização dos instrumentos encontrados nos três domínios do cuidado avaliativo, preventivo e curativo.

Resultados:

encontrados 25 instrumentos para o cuidado de lesão por pressão na pediatria e hebiatria, com destaque para escala de Braden Q, a mais utilizada para avaliação do risco de lesão por pressão, e os protocolos com diretrizes para o estadiamento da lesão, desenvolvidos pela National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) e European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP).

Conclusão:

na literatura científica, há instrumentos válidos e confiáveis que podem ser usados na prática assistencial de enfermagem, voltados para os cuidados avaliativo, preventivo e curativo de lesão por pressão em pacientes pediátricos e hebiátricos.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva