Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Produtos naturais de origem vegetal como ferramentas alternativas para o controle larvário de Aedes aegypti e Aedes albopictus / Natural plant products as an alternative tool for Aedes aegypti and Aedes albopictus larvae control

Viana, Glautemberg de Almeida; Sampaio, Caroline de Goes; Martins, Victor Emanuel Pessoa.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(4): 449-462, out.-dez. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-964442

Introdução:

Aedes aegypti e Aedes albopictus são os principais vetores dos vírus Dengue, Zika e Chikungunya. Extratos vegetais e óleos essenciais vêm sendo utilizados em pesquisas como alternativas aos inseticidas sintéticos tradicionalmente utilizados nos programas de controle dessas doenças.

Métodos:

de julho a novembro de 2017, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados entre os anos 2000 e 2016 nas bases de dados Scielo, Science Direct e Scopus. Foram utilizados os descritores controlados "culicidae", "óleos essenciais" e "extratos vegetais" com interposição do operador boleano "AND".

Resultados:

inicialmente, foram obtidos 239 artigos. Dezesseis artigos ­ cinco apareciam em mais de uma base de dados e 11, cujos conteúdos não estavam disponíveis na íntegra, foram excluídos. Dos 223 artigos resultantes, 112 foram excluídos por contemplarem outras espécies de culicídeos (63) e pela não realização de ensaio larvicida (49). Dos 111 artigos restantes, 42 não apresentavam valores referentes à CL50, resultando em 69 artigos cujos conteúdos foram analisados. Foram identificadas 219 espécies vegetais, pertencentes a 43 famílias botânicas, com destaque para Lamiaceae, Myrtaceae, Rutaceae, Cupressaceae, Asteraceae, Pinaceae e Lauraceae. Os óleos essenciais foram os produtos vegetais mais amplamente testados contra Ae. aegypti (158) e Ae. albopictus (43), bem como os que exibiram maior eficiência na mortalidade das larvas (CL50 < 100ppm).

Conclusões:

a busca por novas estratégias de controle de insetos vetores de patógenos que substituam os inseticidas sintéticos tradicionalmente utilizados vem ganhando destaque. Extratos vegetais e óleos essenciais com efeito larvicida significativo constituem promissoras alternativas ao controle de doenças transmitidas por esses artrópodes.(AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2
Selo DaSilva