Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perception of laypersons and dentists regarding esthetic facial changes: a systematic review / Percepção estética de leigos e cirurgiões-dentistas em relação às alterações faciais: uma revisão sistemática

Barbosa, Priscilla Bispo de Carvalho; Matos, Felipe de Souza; Cericato, Graziela Oro; Rosário, Henrique Damiam; Pithon, Matheus Melo; Paranhos, Luiz Renato.
Biosci. j. (Online) ; 32(4): 1128-1137, july/aug. 2016. tab, ilus, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-965682
A necessidade de uma maior compreensão dos padrões subjetivos da beleza é importante quando se combina um plano odontológico de sucesso com as necessidades reais dos pacientes. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática para avaliar se dentistas são mais exigentes na avaliação da estética facial do que os leigos. Os estudos transversais selecionados compararam dentistas e leigos em relação à percepção de alterações faciais através de fotografias. A pesquisa foi realizada em quatro bases de dados (PubMed, SciELO, LILACS e OpenGrey), sem restrição de tempo ou de idioma, e foi realizada por dois revisores que utilizaram como referência a estratégia PVO. Em seguida, foi realizada uma busca manual através das referências dos artigos selecionados, a fim de encontrar pesquisas que não se encaixavam na referida estratégia de busca. Os examinadores avaliaram o risco de viés e qualidade nos estudos individuais. O processo de síntese dos dados foi realizado através de uma análise descritiva dos estudos selecionados. Três artigos relevantes foram selecionados de um total inicial de 979 artigos coletados. A maioria dos estudos revelou que os dentistas eram mais críticos do que os leigos; no entanto, as modificações faciais eram diferentes. Apenas uma pesquisa manipulou as alterações em um computador, enquanto as outras trabalharam com mudanças no paciente. Diante da diversidade metodológica dos estudos, não foi possível estabelecer um parâmetro para validação dos resultados apresentados.
Biblioteca responsável: BR396.1
Selo DaSilva