Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Participação da mulher na tomada de decisão no processo de parturição / Participation of women in decision-making in the process of parturition

Escobal, Ana Paula de Lima; Matos, Greice Carvalho de; Gonçalves, Kamila Dias; Quadro, Pricilla Porto; Cecagno, Susana; Soares, Marilu Correa.
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(2): 499-509, fev.2018. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-966457

Objetivo:

conhecer a participação da mulher na tomada de decisão sobre o tipo de parto vivenciado.

Método:

revisão integrativa de literatura de artigos completos em inglês, português ou espanhol, utilizando recorte temporal de janeiro de 2004 a janeiro de 2014, por meio das Bases de dados LILACS, MEDLINE e da biblioteca virtual Scielo. Utilizou-se como descritores Parto Normal, Parto humanizado, Cesárea, Tomada de Decisões e Pesquisa Qualitativa, sendo utilizado os operadores boleanos "and" e "or" como ferramenta para o cruzamento.

Resultados:

foram considerados relevantes à temática deste estudo 16 artigos, categorizados em dois eixos temáticos Parto normal pós cesárea e Cesárea Decisão médica ou decisão materna?

Conclusão:

os estudos permitiram perceber que é preciso persistir na busca pela humanização do processo de parturição, abdicando de ações padronizadas, intervenções tecnológicas e medicalizadoras que desconsideram a decisão da mulher sobre o processo de parturição vivenciado.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva