Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalence of TMJ pain symptom in adults and its association with predisposing factors / Prevalência do sintoma de dor na ATM em adultos e sua associação com fatores predisponentes

Ribeiro, Michelly Cofrewirz; Meusel, Luiza Dal Zot von; Gaviolli, Emanuela; Silveira, Alexandra Magalhães; Cericato, Graziela Oro.
Biosci. j. (Online) ; 34(6): 1815-1823, nov.-dec. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-968981
Estimar a prevalência do sintoma dor na articulação temporomandibular (ATM) e verificar sua associação com fatores predisponentes ou perpetuantes. Estudo transversal de pacientes adultos, com 488 prontuários de pacientes atendidos na Clínica de graduação da Escola de Odontologia da IMED do município de Passo Fundo. Os dados foram coletados através da ficha anamnésica baseando-se no auto relato, do paciente. O teste do qui-quadrado, com nível de significância de 5%, foi utilizado para avaliar a relação entre o desfecho dor na ATM e as variáveis. E para confirmar as associações, foram realizadas análises de Poisson, bivariada e multivariada, com nível de significância de 5%, sendo incluídas na análise multivariada as variáveis com p ≤ 0,20 na análise bivariada. A prevalência de dor na ATM nessa população adulta foi de 21,52% (n=105).Encontrou-se associação entre dor na ATM e as variáveis apertamento dental e hábito de morder objetos (p<0.05). Neste estudo pode - se concluir que a prevalência do sintoma dor na ATM está de acordo com a média de prevalência encontrada na literatura para estudos com amostra de conveniência e os fatores apertamento dental e hábito de morder objetos podem ser perpetuantes ou predisponentes para tal condição.
Biblioteca responsável: BR396.1
Selo DaSilva