Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Risco social de famílias de usuários de drogas internados por trauma físico social / Risk for the family of drug users hospitalized due to physical injury / Riesgo social para la familia de usuarios de drogas hospitalizado por un trauma fisico

Sales, Camila Cristiane Formaggi; Silva, Laís Fernanda Ferreira da; Reis, Lúcia Margarete dos; Decesaro, Maria das Neves; Marcon, Sônia Silva; Oliveira, Magda Lúcia Félix de.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(2, n. esp): 510-516, jan. 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-969411

Objetivo:

Classificar o risco social de famílias de indivíduos internados por trauma físico e usuários de drogas, investigados como eventos sentinela.

Métodos:

Estudo exploratório-descritivo, realizado em um centro de assistência toxicológica do Paraná, com 30 eventos sentinela - indivíduos internados com diagnóstico de trauma físico associado à intoxicação por drogas de abuso, no período de abril a setembro de 2014. Instrumentos de coleta de dados foram um roteiro para entrevista semiestruturada e a Escala do Risco Familiar de Coelho e Savassi, respondidos por um familiar informante-chave. Os escores foram analisados descritivamente.

Resultados:

A pontuação dos escores da Escala de Risco Familiar indicou 19 famílias em risco social, sendo nove com Risco máximo, e famílias com percentuais sociodemográficos de camadas populares da população.

Conclusão:

Tempo de uso das drogas de abuso, desemprego e baixo vínculo social dos eventos sentinela, influenciaram os índices de risco familiar
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva