Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação permanente em cuidados paliativos: uma proposta de pesquisa-ação / Continuous education in palliative care: an action research proposal / Ducación permanente en la atención de hospicio: una propuesta de investigación-acción

Cezar, Valesca Scalei; Castilho, Rodrigo Kappel; Reys, Karine Zancanaro; Rabin, Eliane Goldberg; Waterkemper, Roberta.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(2, n. esp): 324-332, jan. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-969513

Objetivo:

Compreender como uma proposta de educação permanente pode contribuir para a melhora do conhecimento profissional de saúde sobre cuidados paliativos.

Métodos:

estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação desenvolvido em um hospital de referência em oncologia no sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário com questões abertas antes e após a atividade de educação e analisados a partir da análise de conteúdo, do tipo temática.

Resultados:

Participaram 213 profissionais. Categorias temáticas construídas Conhecimento profissional antes da ação cuidado ao paciente terminal; Conhecimento profissional antes da ação cuidado ao paciente fora de possibilidades de cura e tratamento; Sensibilização para os princípios dos cuidados paliativos o ponto de partida; Segurança para cuidar entendendo a proposta e suas indicações; e Sentindo a necessidade de educar-se.

Conclusão:

identificou-se a diminuição da insegurança dos profissionais e a melhora do conhecimento. Destaca-se a maior divulgação sobre esta filosofia de cuidado
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR 1208.1
Selo DaSilva