Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuições do enfermeiro no pré-natal para a conquista do empoderamento da gestante / The nurse's contributions in prenatal care towards achieving the pregnant women empowerment / Contribuciones de enfermería prenatal para conquista de habilitación de la embarazada

Jardim, Mara Julyete Arraes; Silva, Andressa Arraes; Fonseca, Lena Maria Barros.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(2, n. esp): 432-440, jan. 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-969671

Objetivo:

Compreender as contribuições do enfermeiro no pré-natal para o incentivo ao empoderamento feminino no processo de parturição natural, sob a ótica da gestante.

Métodos:

Estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Unidade de Saúde da Família, em São Luís/MA, com gestantes que realizavam o pré-natal. Para análise dos depoimentos utilizou-se o referencial teórico Empowerment.

Resultados:

As orientações fornecidas pelos enfermeiros fazem alusão a muitos aspectos da gravidez, porém não evidencia que as gestantes se utilizaram das informações para alcançar o empoderamento no parto. Ademais, não se identificou a realização de ações educativas que visem à obtenção do empoderamento.

Conclusão:

As estratégias utilizadas pelo enfermeiro para o incentivo ao empoderamento caracterizam-se como práticas fragmentadas, refletindo ausência de diálogo entre gestante e profissional e não oferecendo o conhecimento suficiente para o preparo do exercício da autonomia feminina
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva