Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Resultados obstétricos e neonatais de partos assistidos / Obstetric and neonatal results of assisted childbirths

Castro, Régia Christina Moura Barbosa; Freitas, Clarice Mendes de; Damasceno, Ana Kelve de Castro; Esteche, Cinthia Gomes Escoto; Coelho, Tatiane da Silva; Brilhante, Amanda de Freitas.
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(4): 832-839, abr. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-970387

Objetivo:

avaliar resultados obstétricos e neonatais de partos assistidos.

Metodo:

estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo, com parturientes assistidas pelas enfermeiras residentes. Os dados foram coletados a partir das informações referentes aos partos, anotadas no livro de registro, analisados no SPSS, versão 20.0, agrupados em tabelas e submetidos à análise descritiva e numérica inferencial.

Resultados:

as enfermeiras residentes assistiram 147 partos de parturientes com faixa etária entre 20 e 24 anos e 44,9% eram nulíparas. Destas, 43 tiveram períneo íntegro após o parto; 61 apresentaram laceração de primeiro grau; 38, de segundo grau e cinco, de terceiro grau. O índice de episiotomia foi de 4,8%. Os métodos não farmacológicos de alívio da dor mais utilizados durante o trabalho de parto foram a respiração, o banho de aspersão e a massagem. Todos os recém-nascidos tiveram Apgar no quinto minuto igual ou maior que sete e 93,2% deles foram colocados em contato pele a pele com a mãe.

Conclusão:

os resultados maternos e neonatais foram favoráveis demonstrando que o programa de residência em Enfermagem Obstétrica se norteia nas evidências científicas e resulta em menos intervenções no processo de parturição.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva