Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência da medicalização do trabalho de parto e parto na rede pública de saúde / Prevalencia del medicalización del trabajo del parto yparto en la red públicade salud / Prevalence of medicalization of labor and delivery in the public health network

Monteschio, Lorenna Viccentine Coutinho; Sgobero, Jenny Carol Gomes Sato; Oliveira, Rosana Rosseto de; Serafim, Deise; Mathias, Thais Aidar de Freitas.
Ciênc. cuid. saúde ; 15(4): 591-598, Out.-Dez. 2016. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-974893
RESUMO O estudo teve por objetivo verificar a prevalência da medicalização do trabalho de parto e parto na rede pública de saúde. Foi realizado um estudo transversal com 358 puérperas atendidas pelo Sistema Único de Saúde. As entrevistas foram feitas no hospital no período pós-parto e os prontuários e cartão da gestante foram verificados. A medicalização do parto foi considerada presente quando houve pelo menos uma destas intervenções tricotomia; enteroclisma; indução/condução do parto; amniotomia; episiotomia ou cesariana. Além disso, a medicalização foi analisada segundo variáveis sociodemográficas, obstétricas e assistenciais, por meio do teste Qui-quadrado, considerando p≤ 0,05. O percentual de mulheres com pelo menos uma intervenção no trabalho de parto e parto foi de 92,7%. Houve associação com mulheres primigestas e histórico de cesariana prévia em mulheres multigestas. A tricotomia esteve associada à cesariana e, a indução/condução à amniotomia e episiotomia, sugerindo o efeito cascata. Conclui-se que as altas taxas de medicalização e a associação entre as intervenções demonstram a necessidade de vigilância e humanização da assistência à saúde da mulher durante o trabalho de parto e parto.
Biblioteca responsável: BR21.1
Localização: BR513.1; 610.73, CCS, v.15, n.4
Selo DaSilva