Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análisis de los elementos de mercadeo social implícitos en campañas de prevención de embarazo en adolescentes / Analysis of Social Implicit Marketing Elements in Adolescent Pregnancy Prevention Campaigns / Análise dos elementos de marketing social implícitos nas campanhas de prevenção da gravidez na adolescência

Restrepo-E, Ana María; Muñoz, Yaromir; Duque-D, María Adelaida.
Rev. Fac. Nac. Salud Pública ; 36(2): 18-27, mayo-ago. 2018. tab
Artigo em Espanhol | LILACS-Express | ID: biblio-977009
Resumo

Objetivo:

este artigo analisa duas campanhas encaminhadas a prevenir a gravidez na adolescência, visando esclarecer a incorporação de elementos originários de disciplinas como o marketing, e seus possíveis efeitos nos resultados das campanhas, utilizando o modelo de "a roda de marketing social".

Metodologia:

revisaram-se relatórios de estudos qualitativos e quantitativos sobre as campanhas "Sexo a lo Bien" e "Parents Speak Up!", realizadas em dois contextos sociais diferentes uma foi feita na Colômbia e a outra nos Estados Unidos. A análise foi mediante rastreio de elementos de marketing implícitos nas duas campanhas, com arquivos identificados sobre elas.

Resultados:

a falta de coerência entre a definição do problema, a estratégia utilizada e a sua execução foi evidente, afetando os resultados esperados em uma das campanhas. A campanha "Parents Speak Up!" obteve resultados importantes, porque teve uma forte base teórica, articulada com uma execução bem definida para diferentes públicos focalizados. A campanha "Sexo a lo Bien" teve resultados menos efetivos por ser uma proposta muito ambiciosa, e por falta de coerência entre a concepção do problema objetivo, uma definição difusa de públicos de interesse e o conteúdo das mensagens.

Conclusões:

para conseguir resultados efetivos nas campanhas educativas sobre a prevenção da gravidez na adolescência o marketing social pode fornecer elementos relacionado com o processo de planejamento, execução e avaliação do tipo de produto, do público alvo e do conteúdo das mensagens.
Biblioteca responsável: CO332
Selo DaSilva