Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Método baby-led weaning (blw) no contexto da alimentação complementar: uma revisão / The baby-led weaning method (blw) in the context of complementary feeding: a review

Arantes, Ana Letícia Andries e; Neves, Felipe Silva; Campos, Angélica Atala Lombelo; Pereira Netto, Michele.
Rev. Paul. Pediatr. (Ed. Port., Online) ; 36(3): 353-363, jul.-set. 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-977066
RESUMO

Objetivo:

Revisar as constatações científicas a respeito do método baby-led weaning (BLW) no âmbito da alimentação complementar. Fontes de dados Buscas conduzidas na base de dados Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE)/PubMed em agosto de 2016 por dois examinadores independentes, sem delimitação de período. Foram utilizados os descritores "baby-led weaning" OR "baby-led" OR "BLW". Critérios de inclusão estudos originais, disponibilizados em inglês, que abordaram o tema do método BLW. Critérios de exclusão referências em outros idiomas, artigos de opinião e de revisão da literatura, editoriais e publicações que não discorreram sobre o assunto pretendido. Das 97 referências identificadas, 13 foram incluídas na síntese descritiva. Síntese dos dados Os bebês adeptos ao BLW, quando comparados aos do grupo em conduta alimentar tradicional, foram menos propensos ao excesso de peso, menos exigentes em relação ao alimento e consumiam os mesmos alimentos da família. Os episódios de engasgo não diferiram entre os grupos. As mães que optaram pela implementação do BLW exibiram mais escolaridade, ocupavam um cargo gerencial no trabalho e apresentaram maior probabilidade de terem amamentado até o sexto mês. Foram mencionados preocupações com bagunça nas refeições, desperdício de comida e engasgo/asfixia, mas a maioria recomendava a adoção do método. Os profissionais da saúde demonstraram receio em indicá-lo.

Conclusões:

O BLW foi sugerido pelas mães que o seguiram com seus filhos, todavia relataram-se preocupações, que, somadas ao receio dos profissionais acerca da capacidade dos bebês de se autoalimentarem, refletem escassez de conhecimento sobre o método.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva