Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Surface electromyographic biofeedback for behavioral dysphonia in adult people: a systematic review / Biofeedback eletromiográfico de superfície para disfonia comportamental em adultos: revisão sistemática

Departamento de FonoaudiologiaRibeiro, Vanessa Veis; Departamento de FonoaudiologiaVitor, Jhonatan da Silva; Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde ColetivaHonório, Heitor Marques; Departamento de FonoaudiologiaBrasolotto, Alcione Ghedini; Departamento de FonoaudiologiaSilverio, Kelly Cristina Alves.
CoDAS ; 30(6): e20180031, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-984232
RESUMO Objetivo Revisar sistematicamente a literatura e analisar a efetividade do biofeedback eletromiográfico de superfície na reabilitação de adultos com disfonia comportamental. Estratégia de pesquisa Dois autores realizaram uma busca independente nas bases de dados Clinical Trials , Cochrane Library, Embase, LILACS, PUBMED e Web of Science. Elaborou-se uma estratégia de busca específica para cada base. Critérios de seleção Foram incluídos estudos que analisaram a efetividade do biofeedback eletromiográfico de superfície comparado com outras intervenções de terapia vocal direta em adultos com disfonia comportamental. Não houve restrição de idioma e data de publicação. Análise de dados Análise do risco de viés, heterogeneidade, dados quantitativos e qualitativos, sensibilidade, subgrupos e viés de publicação. Resultados foram identificados 51 estudos, sendo que apenas dois estudos coorte prospectivos foram analisados. Os estudos apresentaram 100% de risco incerto de viés de seleção, performance e detecção. Houve alta heterogeneidade clínica. A análise descritiva mostrou redução da atividade elétrica muscular e melhora da autoavaliação vocal com o uso do biofeedback eletromiográfico, porém, não foi possível calcular o tamanho do efeito das intervenções. O presente estudo apresentou limitações por não conseguir apresentar um consenso para a maioria dos dados analisados. Conclusão A literatura disponível não permite gerar uma evidência conclusiva acerca da efetividade do biofeedback eletromiográfico comparado a outras intervenções diretas na reabilitação de sujeitos adultos com disfonia comportamental.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva