Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Patient safety: understanding human error in intensive nursing care / Seguridad del paciente: comprendiendo el error humano en la asistencia de enfermería en cuidados intensivos / Segurança do paciente: compreendendo o erro humano na assistência de enfermagem em terapia intensiva

Duarte, Sabrina da Costa Machado; Stipp, Marluci Andrade Conceição; Cardoso, Maria Manuela Vila Nova; Büscher, Andreas.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 52: e03406, 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-985060
RESUMO

Objetivo:

Analisar as falhas ativas e as condições latentes relacionadas aos erros na assistência de enfermagem em terapia intensiva e discutir as medidas reativas e proativas referidas pela equipe de enfermagem.

Método:

Estudo qualitativo, descritivo, exploratório. realizado no Centro de Terapia Intensiva de um hospital geral. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação participante e submetidos à análise lexical pelo software ALCESTE® e à análise etnográfica.

Resultados:

Participaram 36 componentes da equipe de enfermagem. O corpus analisado originou três classes lexicais O erro na assistência de enfermagem em terapia intensiva; Falhas ativas e condições latentes relacionadas ao erro da equipe de enfermagem na terapia intensiva; Medidas reativas e proativas adotadas pela equipe de enfermagem frente ao erro na terapia intensiva.

Conclusão:

As medidas reativas e proativas influenciaram a cultura de segurança, em especial, o reconhecimento do erro pelos profissionais, contribuindo para a sua prevenção e uma assistência segura e de qualidade.
Biblioteca responsável: BR41.1
Selo DaSilva