Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A morte e o morrer: contributos para uma prática sustentada em referenciais teóricos de enfermagem / La muerte y el morir: contribuciones para una práctica sostenida en los referenciales teóricos de enfermería / Death and dying: contributions to a practice based on nursing theoretical frameworks

Cardoso, Maria Filomena Passos Teixeira; Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva.
Rev. gaúch. enferm ; 40: e20180139, 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-985611
Resumo OBJETIVO Identificar a concordância dos enfermeiros sobre as concepções de enfermagem com potencial para sustentar a sua prática no âmbito da morte e dos processos de morrer. MÉTODO Estudo quantitativo, exploratório e descritivo, realizado em 36 hospitais de Portugal, de julho de 2015 a março de 2016, com participação de 3451 enfermeiros. Na coleta de dados utilizou-se o questionário e na análise recorreu-se à estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS Dentre as concepções com potencial para sustentar a prática, os enfermeiros salientam as de Virginia Henderson, Afaf Meleis e Madeleine Leininger. As variáveis que afetam o grau de concordância são região, serviço, gênero, formação profissional e tempo de exercício profissional. CONCLUSÃO Considerando os atuais desafios, de uma prática predominantemente centrada na satisfação das necessidades, emerge a pertinência da intencionalidade da ação dos enfermeiros, no sentido de facilitar a vivência da morte e dos processos de morrer, de formas culturalmente significativas.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva