Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Abdome agudo oncológico: diagnóstico e manejo / Oncological acute abdomen: diagnosis and management

Debon, Letícia Manoel; Breigeiron, Ricardo.
Acta méd. (Porto Alegre) ; 39(2): 15-28, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-987605

Introdução:

Queixas gastrointestinais em pacientes oncológicos podem representar um dilema diagnóstico com taxas significativas de morbidade e mortalidade. O abdome agudo secundário à neoplasia é geralmente multifatorial. Causas relacionadas à neoplasia podem ser diretas (efeito mecânico do tumor, sangramento tumoral, progressão de doença) ou indiretas (manifestações sistêmicas como imunossupressão e hipercoagulabilidade). Devido às diversas possíveis causas subjacentes, a avaliação clínica se torna complicada dado o quadro clínico por vezes atípico e a apresentação eventualmente tardia, visto que a imunossupressão pode atenuar muitos achados. O exame de imagem, em especial a tomografia computadorizada, desempenha um papel fundamental na identificação da causa subjacente, no mapeamento da extensão da doença e na triagem de candidatos cirúrgicos.

Métodos:

Realizou-se busca nas bases de dado PubMed, Scielo e Embase, procurando os termos "Oncologic Acute Abdomen" e "Oncological Acute Abdomen", sendo selecionados os artigos mais relevantes e focados na prática clínica, de forma a resumir as principais etiologias, diagnóstico e manejo.

Resultados:

A causa mais recorrente de abdome agudo oncológico é, de forma ampla, intestinal, abarcando diagnósticos de obstrução, perfuração e causas inflamatórias.

Conclusão:

A cirurgia para emergências abdominais em pacientes com câncer avançado carrega um alto risco operatório e requer discussão multidisciplinar de indicações, com total respeito pelas regras éticas. O objetivo da cirurgia é melhorar os sintomas e focar tanto na qualidade de vida quanto na duração da sobrevida. Muitas alternativas existem e suas vantagens e limitações devem ser pesadas antes de recorrer a um procedimento cirúrgico.
Biblioteca responsável: BR1323.1
Selo DaSilva