Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado à família do paciente oncológico / Oncological patient's family care

Silveira, Bianca Niemezewski; Pontes, Mirella Reinehr; Zabka, Cristina Furlan.
Acta méd. (Porto Alegre) ; 39(2): 123-135, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-988091

Introdução:

O câncer pode ser considerado uma doença familiar, não apenas sob o ponto de vista genético, mas também pelo impacto que gera na unidade familiar como um todo. Familiares incluem pessoas importantes ao paciente oncológico, cujo sofrimento é tão intenso quanto o do paciente. A Atenção Primária à Saúde é o principal campo do médico de família e comunidade que presta assistência à saúde de forma continuada, integral e abrangente para pessoas, suas famílias e a comunidade, desempenhando, assim, papel imprescindível no cuidado do paciente oncológico e sua família. Objetivou-se analisar a produção científica acerca do cuidado recebido pela família do paciente oncológico, bem como analisar as atribuições do médico de família frente a esse cuidado.

Métodos:

O estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura. Foram realizadas cinco buscas com diferentes descritores em bancos de dados, que resultaram na seleção de 15 artigos interpretados pela Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados:

Dos artigos selecionados, 80% eram estudos originais, enquanto apenas 20% constituíam-se por revisões. Eles foram categorizados em grupos conforme seu enfoque como a família se sente frente ao câncer (Grupo 1A), como a família se sente frente aos cuidados que recebe da equipe de saúde (Grupo 1B) e estratégias para a melhora do cuidado prestado à família do paciente oncológico (Grupo 2). Os sentimentos mais citados foram angústia e medo.

Conclusão:

O cuidado integral, atributo do médico de família e comunidade, possibilita a esse profissional convivência com a família do paciente, levando em consideração suas necessidades e potencialidades nesse contexto de fragilidade da unidade familiar.
Biblioteca responsável: BR1323.1
Selo DaSilva