Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência à saúde da criança: uma análise multidimensional dos serviços de saúde / Child health assistance: a multidimensional analysis of health services

Pereira, Marcelo de Araújo Abreu; Souza, Dandara Rayssa Silva de; Souza, Ana Mayara Gomes de; Ferreira, Tainara Lorena dos Santos; Andrade, Fábia Barbosa de.
Rev. Ciênc. Plur ; 4(3): 57-68, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-988266

Introdução:

A saúde infantil constitui-se como ações e práticas com intuito de proporcionar um atendimento integralizado a saúde da criança, vista como area prioritária no âmbito do cuidado.

Objetivo:

avaliar a qualidade da assistência prestada à criança desde os primeiros momentos de vida até a inserção e acompanhamento no programa de puericultura.

Metodologia:

Trata-se de um estudo descritivo, avaliativo de abordagem quantitativa, com 200 mulheres mães/responsáveis por crianças menores de dois anos, atendidas em Unidades Básicas de Saúde, no município de Santa Cruz/RN.

Resultados:

Com relação os cuidados ofertados, observou-se que o apgarentre 7 a 10 no primeiro e quinto minuto foi atribuído na maioria da amostra; Tratando-se do estímulo ao vínculo materno/infantil, a maioria das mães afirmou que permaneceu junto ao seu filho no mesmo quarto após o parto; bem como amamentou seu filho logoapós o parto. Por fim, sobre as condições de saúde no primeiro mês de vida, a maioria da relatou que não houve internamento por nenhum tipo de complicação.

Conclusão:

Observou-se que as práticas assistenciais foram realizadas na sua maioria, destacando ocomprometimento dos profissionais atuantes nos serviços de saúde, o que confere aos serviços uma boa qualidade frente às demandas solicitadas. Porém as fragilidades e desafios ainda existentes demonstram a necessidade de estratégias para implementação de medidas estratégicas em busca de melhores resultados (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1
Selo DaSilva