Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Liderança transformacional na prática dos enfermeiros em um hospital universitário / Liderazgo transformacional en la práctica de enfermería en un hospital universitario / Transformational leadership in nurses' practice in a university hospital

Ferreira, Vanêska Brito; Amestoy, Simone Coelho; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Felzemburgh, Ridalva Dias Martins; Santana, Neuranides; Trindade, Letícia de Lima; Santos, Ises Adriana Reis dos; Varanda, Patrícia Alves Galhardo.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 31(6): 644-650, Nov.-Dez. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-989003
Resumo Objetivo Analisar o exercício da liderança transformacional na prática dos enfermeiros em um hospital universitário. Métodos Estudo de métodos mistos explanatório sequencial. Na etapa quantitativa, com amostra não probabilística por conveniência, aplicou-se um questionário de atitudes frente a estilos de liderança adaptado para a frequência de adoção dos comportamentos de liderança transformacional a 152 enfermeiros do referido hospital. Estes dados passaram por testes estatísticos descritivos e analíticos. Na etapa qualitativa, 25 participantes da primeira etapa foram sorteados e responderam a uma entrevista semiestruturada, analisadas mediante análise temática de conteúdo. Resultados Identificou-se a prática da liderança transformacional de forma frequente entre os enfermeiros. Entretanto, eles apresentam dificuldades para exercer esse modelo de liderança, devido a carência de apoio da instituição que, majoritariamente adota uma liderança verticalizada, pela falta de capacitação para os enfermeiros assistenciais, e fragilidades na comunicação e discussão dos problemas antes das tomadas de decisões. Conclusão A prática da liderança transformacional encontra resistências pelo maior exercícios da liderança verticalizada pelos gestores, entretanto os enfermeiros acreditam que uma liderança com comportamento horizontalizado pode favorecer mudanças estruturais e comportamentais da instituição.
Biblioteca responsável: BR1.2
Selo DaSilva