Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Productivity of subjectivity and autonomy of nursing professionals in Pediatrics / Producción de subjetividad y autonomía en los profesionales de enfermería en la Pediatría / Produção de subjetividade e autonomia nos profissionais de enfermagem na Pediatria

Ribeiro, Juliane Portella; Gomes, Giovana Calcagno; Mota, Marina Soares; Silva, Camila Daiane; Fuculo Junior, Paulo Roberto Boeira.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.1): 41-48, Jan.-Feb. 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-990681
RESUMO

Objetivo:

Conhecer os aspectos envolvidos na produção de subjetividade e autonomia dos profissionais de enfermagem atuantes em Unidades Pediátricas.

Método:

Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com usuários, profissionais e gestores de enfermagem, totalizando 44 participantes. A coleta de dados ocorreu nas unidades de internação pediátrica de dois Hospitais Universitários por meio de entrevistas semiestruturadas, organizadas e tratadas pelo software Nvivo 10 e, posteriormente, submetidas à análise de conteúdo.

Resultados:

A produção de subjetividade e autonomia nos trabalhadores de enfermagem envolve tanto as condições do ambiente de trabalho como a relação da equipe de enfermagem, a relação de hierarquia e o perfil do profissional que atua na unidade de pediatria. Considerações finais desponta a trajetória de valorização da profissão de enfermagem, cujo conhecimento e competência na área de atuação contribuem na construção de subjetividades autônomas.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva