Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção das puérperas sobre seu período pós-parto / Perception of puerperal women about their postpartum period / Percepción de mujeres puérperas sobre su período posparto

Soares da Nóbrega Mazzo, Maria Helena; Santana de Brito, Rosineide; Gomes Silva, Iasmim Caroline; Feitosa, Maria Mônica; Élica de Lima, Maria Suélhia; Pessoa Silva, Evelyn Caroline.
Investig. enferm ; 20(2): 1-9, 20180000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-994904

Objetivo:

Identificar as percepções das puérperas sobre seu período pós-parto.

Método:

Estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa realizado com 10 mulheres adstritas na Estratégia Saúde da Família de Lagoa dos Cavalos, Macaíba/RN, Brasil, com idade igual ou superior a 18 anos, entre 10 e 45 dias pós-parto e apresentar condições físicas e emocionais no momento da pesquisa, ou seja, estavam saudáveis, relaxadas e lúcidas. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, organizados conforme a Técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin. Procedeu-se com a transcrição das falas, leituras exaustivas, identificação das unidades de registro, codificação e categorização conforme a semântica. Esse processo originou uma categoria central aspectos desfavoráveis ao bem-estar da mulher durante o puerpério e duas subcategorias mitos e tabus relativos aos cuidados puerperais e, desconfortos no período puerperal. Foi feita a análise e discussão com base na literatura pertinente.

Resultados:

As entrevistadas perceberam nessa nova fase alguns sentimentos que foram considerados adversos, gerando aspectos desfavoráveis ao bem-estar da puérpera.

Conclusão:

Acredita-se que com os resultados obteve-se subsídios que favorecerão o planejamento das ações de enfermagem direcionados a melhoria da qualidade da assistência à puérpera na Estratégia de Saúde da Família. Faz-se necessário, também, o apoio dos familiares e amigos, bem como a assistência qualificada de professionais de saúde, para lidar com as alterações emocionais negativas advindas da maternidade no que se refere ao pós-parto. Palavras-chave enfermagem obstétrica, período pós-parto, saúde da mulher, emoções.
Biblioteca responsável: CO185.1
Selo DaSilva