Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevenção e detecção precoce do câncer de pele / Prevention and early detection of skin cancer

Rossi, Daniele dos Santos; Lerias, Aline Grimaldi; Ritter, Camila Carvalho; Silva, André Luiz da.
Acta méd. (Porto Alegre) ; 39(2): 327-334, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-995856

Introdução:

O câncer de pele é o câncer mais comum no mundo todo. Ele se divide basicamente em melanoma e não melanoma. Este trabalho se propôs a promover o conhecimento e a conscientização sobre as estratégias de prevenção e detecção precoce de câncer de pele disponíveis na literatura.

Métodos:

Foram realizadas pesquisas na base de dados Pubmed para revisões sistemáticas sobre detecção precoce e prevenção de câncer de pele publicados nos últimos 5 anos. Dos artigos encontrados, foram selecionados aqueles que apresentavam as palavras-chave no título e que de fato consistiam em revisão sistemática.

Resultados:

Foram selecionados 11 artigos para leitura na íntegra. A principal estratégia de prevenção do câncer de pele é evitar exposição UV. Mudanças comportamentais como evitar exposição solar, queimadura solar, bronzeamento artificial, uso de filtro solar, chapéus, óculos ou roupa com proteção UV são medidas aconselhadas. As pessoas apresentam resistência em aderir a comportamentos de proteção solar. Estratégias de quimioprofilaxia, tanto primária quanto secundária, para o câncer de pele têm sido exploradas. A avaliação de lesão pela regra do ABCDE é indicada em pacientes de alto risco de câncer de pele para a sua detecção precoce. Estudos sobre o rastreamento do câncer de pele na população em geral não demonstraram redução na mortalidade.

Conclusão:

Mudanças comportamentais pró-proteção solar e quimioprofilaxia são estratégias de prevenção do câncer de pele. Os artigos apontam seus benefícios, mas carecem de maior nível de evidência.
Biblioteca responsável: BR1323.1
Selo DaSilva