Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rastreamento do câncer de ovário / Screeening for ovarian cancer

Moura, Jéssica Enderle de; Rockenbach, Bruna Fagundes; Silva, Kelly Mallmann; Pogorelsky, Laura Massuco.
Acta méd. (Porto Alegre) ; 39(2): 380-391, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-995864

Introdução:

O câncer de ovário é uma das neoplasias com maior mortalidade no mundo. Esse dado se deve ao estágio avançado em que o tumor se encontra quando é diagnosticado. Em virtude disso, muitas pesquisas buscam métodos eficientes de rastreio para um diagnóstico e tratamento precoces.

Métodos:

Foi realizada a revisão sobre paciente com alto risco de câncer de ovário utilizando como base de dados o Pubmed, do qual foram selecionados artigos dos últimos 5 anos, com foco em revisões sobre rastreio e manejo dessas pacientes. Foi realizado consulta ao livro "Ginecologia básica e avançada" do Serviço de Ginecologia do Hospital São Lucas da PUCRS e aos sites do INCA e NCCN.

Resultados:

Nas análises reunidas, observou-se resultados desfavoráveis à realização dos exames para rastreio de câncer de ovário em paciente de baixo risco. Os estudos que mostram benefício intervencionista são os que avaliam o manejo cirúrgico em pacientes de alto risco para o desenvolvimento dessa neoplasia.

Conclusão:

Concluímos com a pesquisa realizada que não há evidências que justifiquem a aplicação de teste de rastreio para câncer de ovário para pacientes de baixo risco. Todavia, a cirurgia de salpingo-ooforectomia redutora de risco é recomendada em paciente com alto risco por apresentar significativa redução de mortalidade.
Biblioteca responsável: BR1323.1
Selo DaSilva