Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sinais e sintomas precoces na detecção de neoplasias infantis / Early signs and symptoms in the detection of childhood neoplasms

Di Leone, Ornella; Barbosa, Luísa Schnarndorf; Salerno, Margareth Rodrigues.
Acta méd. (Porto Alegre) ; 39(2): 425-435, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-995877

Introdução:

O câncer infantil é um objeto de estudo de extrema relevância, uma vez que é considerado uma das principais causas de morte na infância e adolescência. Embora se observe uma queda da mortalidade nas últimas décadas, a incidência permanece elevada e menos de 50% dos casos são diagnosticados em estágios iniciais. Este trabalho tem como finalidade impactar principalmente o médico não especialista, chamando atenção para sinais de alerta que a criança com neoplasia possa apresentar de forma precoce.

Métodos:

Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre câncer infantil utilizando artigos contidos nas bases de dados PubMed, Lilacs e Medline com enfoque, principalmente, em quadro clínico inicial e epidemiologia da doença.

Resultados:

São diversos os sinais e sintomas que as crianças podem apresentar quando portadoras de algum tipo de neoplasia. A "American Cancer Society" criou um mnemônico (CHILDREN) para auxiliar na suspeição precoce, o qual traduzimos para o mnemônico (ONCOPEDI). Estar atento aos sinais e sintomas precoces e correlacionar a idade das crianças e a epidemiologia, pode ser o diferencial para fechar um diagnóstico precocemente e encaminhar os pacientes para centros especializados onde podem iniciar o tratamento adequado.

Conclusão:

As neoplasias infantis têm um grande potencial de cura se tratadas precocemente, por isso a importância da detecção em estágios iniciais. O treinamento dos profissionais da área de saúde para identificação de sinais de alerta pode ser responsável por reduzir a morbimortalidade associada a essa doença.
Biblioteca responsável: BR1323.1
Selo DaSilva