Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lesões líticas de alto risco e fraturas patológicas / High-risk lytic lesions and pathologic fractures

Susin, Felipe Odeh; Serafini, Osvaldo André.
Acta méd. (Porto Alegre) ; 39(2): 502-514, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-995894

Introdução:

As neoplasias ósseas, sejam primárias ou metastáticas, representam um grande risco à qualidade de vida do paciente; especialmente quando se tratam de lesões dolorosas e com risco de evoluírem a fraturas ósseas, principalmente as do tipo osteolíticas. Lesões osteolíticas podem ocorrer em diversas patologias ósseas não tumorais, como cisto ósseo simples, cisto aneurismático, hiperparatireoidismo, bem como por neoplasias, entre elas destacando-se Mieloma Múltiplo tumores metastáticos, principalmente, Câncer de Mama, Próstata, Pulmão e Rim, cujas principais complicações são as fraturas ósseas patológicas.

Métodos:

Foram revisados artigos disponíveis em plataformas indexadas online, bem como revisada a literatura disponível em livros textos, guidelines e base de dados nacionais e internacionais.

Resultados:

Fraturas patológicas podem acometer até 30% dos pacientes com doença metastática óssea, causando dor importante mesmo no período anterior à fratura propriamente dita (Fratura Iminente) ou quando ela já é inevitável. Visando avaliar de forma objetiva a indicação de intervenções profiláticas, Mirels propôs um escore de pontuação avaliando multifatorialmente as lesões ósseas e seus possíveis prognósticos para fraturas.

Conclusão:

Embora ainda seja considerada o padrão-ouro e relativamente eficiente, o sistema de pontuação de Mirels deve ser aplicado junto com a avaliação clínica e de exames de imagem do médico, como a melhor forma de antever a fratura e, se possível, tratá-la profilaticamente.
Biblioteca responsável: BR1323.1
Selo DaSilva