Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rastreamento do câncer de próstata e o papel das campanhas de conscientização / Prostate cancer screening and the role of self-awareness campaigns

Gonçalves, Eduardo Paz; Waichel, Henrique Weidlich; Milani, Lucas Zanetti; Fay, André Poisl.
Acta méd. (Porto Alegre) ; 39(2): 515-524, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-995897

Introdução:

Atualmente, o câncer de próstata é uma doença bastante prevalente em homens idosos, portanto é com frequência foco de campanhas públicas de conscientização para a sua prevenção. Neste estudo, tem-se como objetivo investigar a utilidade do rastreamento populacional, bem como avaliar o impacto destas campanhas sobre a sociedade.

Métodos:

As bases de dados Medline foram consultadas com vistas a buscar artigos de maior nível de evidência publicados nos últimos 10 anos.

Resultados:

os principais estudos sobre rastreamento do câncer de próstata (PLCO e ERSPC) mostraram resultados discordantes sobre o impacto na mortalidade geral e específica. Em metanálise feita pela Cochrane não se encontrou evidência suficiente para afirmar redução da mortalidade específica por Câncer de Próstata. Além disso, o rastreamento está relacionado à sobrediagnóstico.

Conclusão:

A indicação do rastreamento sistemático da população brasileira masculina pelas campanhas de prevenção contra o câncer de próstata mostrou-se controversa. A individualização da conduta, expondo ao paciente os potenciais riscos e benefícios, mostra-se a conduta mais recomendada por diferentes entidades.
Biblioteca responsável: BR1323.1
Selo DaSilva