Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação laboratorial da toxicidade da primaquina em dose duplicada e tempo reduzido no tratamento de malária por Plasmodium vivax / Toxicity evaluation of primaquine used in duplicated dose and in reduced time for the tratment of patients with vivax malaria

Silva, Tatiany de Alencar; Costa, Elenild de Góes; Pinto, Ana Yecê das Neves; Braga, Elisângela Sousa; Silva Filho, Manoel Gomes; Souza, José Maria de.
Rev. para. med ; 16(1): 9-13, 2002. tab, graf
Artigo em Português | BVSDIP, FIOCRUZ | ID: dip-1848

Introdução:

Os programas de controle de malária preconizam o uso de esquemas terapêuticos mais operacionais.

Objetivo:

Avaliar a toxicidade de esquemas terapêuticos para malária vivax que resguardem a eficácia do tratamento antimalárico feito antigamente com duração de quatorze dias.

Método:

Foram avaliados os perfis laboratoriais de sessenta portadores de malária por Plasmodium vivax, em um dos três grupos de tratamento Grupo A cloroquina 600mg em dose única e primaquina 30mg por dia por cinco dias; grupo B cloroquina 600mg no 1º dia, 450mg no 2º e 3º dias e primaquina 15mg por dia durante sete dias. Os pacientes foram submetidos aos seguintes exames hemograma, reticulocitometria, plaquetometria e dosagens de bilirrubinas, creatinina e aminotransferases no primeiro dia de tratamento, e seguidamente no 3º, 7º, 9º e 14º dias. Resultados e considerações finais os esquemas empregados não demonstraram toxicidade traduzida nos parâmetros laboratoriais avaliados na população estudada, demosntrando melhora destes pa~râmetros no período pós-tratamento...(AU)
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1; PCIEC2002
Selo DaSilva