Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Itinerários abortivos em contextos de clandestinidade na cidade do Rio de Janeiro - Brasil / /Abortion itineraries in a clandestine context in the city of Rio de Janeiro - Brazil

Heilborn, Maria Luiza; Cabral, Cristiane da Silva; Brandão, Elaine Reis; Faro, Livi; Cordeiro, Fabíola; Azize, Rogério Lopes.
Ciênc. saúde coletiva ; 17(7): 1699-1708, jul. 2012.
Artigo em Português | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-29586
A partir de um conjunto de entrevistas em profundidade reuniu-se significativo material de cunho etnográfico sobre os percursos - concretos e simbólicos - de jovens mulheres e seus parceiros em busca de solução para uma gravidez imprevista. As iniquidades da sociedade brasileira se expressam em itinerários de maior ou menor sinuosidade, complexidade e duração de acordo com as condições materiais de existência e recursos sociais de que dispõem os sujeitos. Assim, para jovens de setores médios o acesso para a realização do aborto é ágil e bastante seguro, enquanto para as demais mulheres a decisão de abortar compõe-se de esforços em diferentes planos para a consecução do projeto. As narrativas podem assumir contornos dramáticos que configuram decisões de interrupção da gravidez mesmo em estágios avançados de gestação.(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1
Selo DaSilva