Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Notificação da violência como estratégia de vigilância em saúde: perfil de uma metrópole do Brasil / /Notification of violence as a strategy for health surveillance: profile of a metropolis in Brazil

Veloso, Milene Maria Xavier; Magalhães, Celina Maria Colino; Dell'Aglio, Débora Dalbosco; Cabral, Isabel Rosa; Gomes, Maisa Moreira.
Ciênc. saúde coletiva ; 18(5): 1263-1272, Mai. 2013. tab
Artigo em Português | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-30471
A violência é um problema de saúde pública e sua notificação é fundamental para a vigilância epidemiológica e para a definição de políticas públicas de prevenção e promoção de saúde. O estudo objetivou caracterizar a ocorrência de violência doméstica, sexual e de outras, a partir das informações do banco de dados do Sistema Informação de Agravos de Notificação (SINAN), das fichas de notificação de violência da cidade de Belém (PA), no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2011. Foram sistematizadas 3.267 notificações, representando um aumento de 240% de 2009 a 2011. Em relação ao sexo das vítimas, observou-se que, em média, 83,2% dos casos atingiram as mulheres, proporção esta semelhante nos três anos analisados. A violência sexual foi a mais presente com 41,8%; seguida da violência psicológica com 26,3% e da violência física com 24,0%. Os resultados demonstram a importância do conhecimento do perfil das violências para intervenção e elaboração de políticas públicas intersetoriais que promovam a saúde e a qualidade de vida nesta região do Brasil.(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Selo DaSilva