Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Trabajo en equipo: visión de los enfermeros de un hospital de Murcia/España / Trabalho em equipe: visão de enfermeiros de um hospital de Murcia/Espanha / Teamwork: vision of nurses in a hospital of Murcia / Spain

Thofehrn, Maira Buss; López Montesinos, María José; Amestoy, Simone Coelho; Porto, Adrize Rutz; Bettin, Andréia Coelho; Fernandes, Helen Nicoletti; Rodríguez Mondejar, Juan José; Mikla, Marzena.
Enferm. glob ; 13(36): 223-237, oct. 2014.
Artigo em Espanhol | IBECS (Espanha) | ID: ibc-127754

Objetivo:

conhecer a visão de enfermeiros, que atuam em um Hospital de Múrcia na Espanha, sobre trabalho em equipe.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo e exploratório, realizado em novembro de 2011 a janeiro de 2012, com 14 enfermeiros que trabalhavam no Hospital Geral Universitário Reina Sofía. A coleta de dados ocorreu por meio de dois encontros de grupo focal. Os dados foram analisados pela proposta operativa de Minayo.

Resultados:

os enfermeiros reconhecem que todos os integrantes da equipe são importantes e que cada um contribui com suas especificidades. Entretanto, inúmeras dificuldades são enfrentadas na realização do trabalho cotidiano, como individualismo, alta rotatividade da equipe, falta de autonomia, relações de poder verticais, falta de momentos de encontros e de líderes para a construção e estímulo do trabalho em equipe.

Conclusão:

destaca-se que comunicação efetiva no ambiente de trabalho pode ser capaz de diminuir os conflitos e favorecer a formação de vínculos profissionais saudáveis. Desta forma, posturas dialógicas são fundamentais para promover o trabalho coletivo
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS
Selo DaSilva