Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de prácticas integradas y complementarias en el tratamiento del estrés ocupacional: una revisión integradora / Uso de práticas integrativas e complementares no tratamento de estresse ocupacional: uma revisão integrativa / Practical use complementary and integrative no stress occupational treatment: an integrative review

Llapa Rodriguez , Eliana Ofelia; Gomes da Silva, Gilvan; Lopes Neto, David; López Montesinos, María José; Seva Llor, Ana Myriam; Lisboa Gois, Cristiane Franca.
Enferm. glob ; 14(39): 291-303, jul. 2015. tab
Artigo em Espanhol | IBECS (Espanha) | ID: ibc-137362

Objetivo:

sintetizar a produção do conhecimento relacionada à utilização das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no tratamento de estresse ocupacional.

Método:

revisão integrativa, que teve como questão norteadora qual é a produção do conhecimento relacionada à utilização das PIC no tratamento de estresse ocupacional no período 2003 a 2013?. Para a coleta de dados utilizou-se as bases de dados Lilacs e Medline, utilizando a combinação dos descritores "estresse" com "terapias complementares", "medicamentos florais", "terapias mente-corpo", "terapias sensoriais através das artes", "terapias espirituais" e "terapias em estudo".

Resultados:

48 artigos foram selecionados. Posteriormente realizada, por etapas, a triagem dos títulos dos artigos, a avaliação dos resumos e a leitura e avaliação dos textos completos. Do total, 07 artigos foram analisados e construídas as categorias As PIC como terapias redutoras de estresse e outras doenças; O uso das PIC no tratamento de estresse ocupacional e a Credibilidade no uso das PIC.

Conclusões:

as práticas integrativas complementares vêm sendo utilizadas não só na redução do estresse, mas também na redução dos níveis de ansiedade, de sintomas depressivos, do alivio da dor e da compulsão alimentar. As principais PIC mencionadas foram MSBR, CBRS, Kouk Sun Do, acupuntura, meditação, respiração controlada, yoga, e a terapia da polaridade. Foram citadas como principais motivos para sua utilização o alcance do bem-estar espiritual, da serenidade, da melhora do humor, da compaixão pelo próximo e da melhoria do sono
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS
Selo DaSilva