Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuição de estudos históricos sobre escolas de enfermagem para a memória e identidade da profissão: uma revisão integrativa / Contribución de estudios históricos de las escuelas de enfermería a la memoria y la identidad profesional: una revisión integradora / Contribution of historical studies about nursing schools to memory and identity of the profession: an integrative review

Costa, Laís de Miranda Crispim; Santos, Tânia Cristina Franco; Santos, Regina Maria dos; Coelho, Maria José; Porto, Isaura Setenta.
Cult. cuid ; 20(46): 102-114, sept.-dic. 2016. tab
Artigo em Português | IBECS (Espanha) | ID: ibc-159844
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar a produção científica de estudos históricos sobre as escolas de enfermagem e sua contribuição para a memória e identidade da profissão. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa. A busca foi realizada nas bases de dados SCIELO, LILACS, MEDLINE e CINAHL. Os critérios de inclusão foram artigos escritos em português, inglês, francês ou espanhol; estarem de acordo com a questão norteadora; e, terem sido publicados nos últimos 10 anos. Foram excluídos aqueles que se tratavam de editoriais, cartas ao leitor, biografias e relatos de experiência. O levantamento das fontes identificou 26 artigos, compondo a amostra do estudo. Os resultados evidenciaram um pico de publicação entres os anos 2008 e 2010; a Revista de Enfermagem da Escola Anna Nery como principal periódico de divulgação; e, o Brasil com uma expressiva produção sobre a temática. Alguns pontos fortes da análise dos artigos podem ser mencionados no que tange a contribuição para a identidade e memória da profissão uma rígida formação com caráter religioso; uma submissão à categoria médica, assim como uma forte resistência a mesma; a luta por melhores posições no campo da saúde; a ênfase na competência profissional; e, a perpetuação de rituais e símbolos. Todos os estudos históricos se revelaram importantes para desenvolvimento da profissão enfermagem bem como para a preservação da sua identidade e memória (AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS
Selo DaSilva