Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sanidad y la II República Española (1931-1936): la creación de la figura de la primera Directora de Enfermeras / Saúde e da Segunda República Espanhola (1931-1936): a criação da figura do primeiro Director of Nurses / Health and the Second Spanish Republic (1931-1936): the creation of the figure of the first Head of Nurses

Castro Molina, Francisco Javier; Rodríguez Novo, Natalia; Martín Casañas, Felisa Vanessa.
Cult. cuid ; 21(48): 78-85, mayo-ago. 2017. ilus
Artigo em Espanhol | IBECS (Espanha) | ID: ibc-167389

Introdução:

Saúde em Espanha, como em muitos outros países, era uma das principais preocupações para a sua régua. Mas é durante a Segunda República espanhola (1931-1936), quando esta preocupação torna-se mais viva. Relativamente ao orçamento de melhoria que ano após ano, foi aumentando para resolver os graves problemas sofridos, procurando apenas a modernização da infraestrutura existente e criar outro era para muitos nova adição para atingir profissionais máximos qualificados. O último foi de considerável profundidade equiparando-a com os novos exemplos de muitos outros países europeus a deixar para trás padrões de apostas ancoradas na Idade Média e dar lugar a um sistema que funcionaria como uma "máquina de cura".

Objectivo:

Definir quando a figura do director de Enfermeiros surge pela primeira vez em Espanha.

Método:

uma "revisão completa" dos documentos mantidos no Arquivo de Sua Excelência Conselho de Ilha de Santa Cruz de Tenerife e bibliograficamente foi realizada.

Resultados:

Nas Ilhas Canárias, como em outros lugares da "pele de touro" reformas profundas procurado. Um exemplo claro disso foi a regulamentação em vigor curto espaço de tempo, feita pelo diretor do Cabildo Insular de Tenerife Bethencourt Miguel del Rio, que deu um toque para a organização existente até agora.

Conclusões:

Entre as mudanças, ele destacou a criação do cargo de Diretor de Enfermeiros, inéditos até à data, e não foi até o crepúsculo do franquista para vê-lo novamente no Saúde espanhol (AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS
Selo DaSilva