Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexiones sobre el escenario de la muerte en la perspectiva paliativa / Cuidados paliativos: uma reflexão sobre o local de norte / Reflections regarding the scenario of death under the palliative perspective

Paiva Santos, Raúl de; Faria. Dias, Paula; Morais Ribeiro, Joao Henrique de; Mendes, María Angélica; Silva, José Vitor da.
Cult. cuid ; 21(49): 166-172, sept.-dic. 2017.
Artigo em Espanhol | IBECS (Espanha) | ID: ibc-170911

Introdução:

Este estudo reflexivo centrase no local de morte diante da perspectiva paliativa; visto que uma pessoa em estágio terminal vai morrer um dia, discutir onde essa vai receber seus últimos cuidados e morrer, é uma necessidade urgente à Sociedade e Academia.

Objetivo:

discutir o local da morte na perspectiva paliativa.

Método:

estudo reflexivo acerca da temática da morte nos Cuidados Paliativos, com o emprego de fontes originais disponíveis na Literatura Científica.

Resultados:

refletir sobre o lugar da morte deve ser baseado nos conceitos da Bioética, como a beneficência e autonomia da pessoa doente, bem como a sua condição clínica, para decidir qual o melhor local, hospital ou domicílio, onde o doente vai passar seus últimos momentos.

Conclusões:

A equipe multidisciplinar de saúde e a pessoa doente, juntamente de sua família, devem discutir possibilidades de se ofertar cuidados e apoio emocional no ambiente doméstico. Ademais, devese contar com a participação das equipes de Saúde Pública, até mesmo para capacitar cuidadores. E, por fim, considerandose a condição clínica da pessoa em estado terminal, a presença de sinais e sintomas que podem levar a complicações ou necessitam de cuidados hospitalares especializados e recursos tecnológicos (AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS
Selo DaSilva