Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

La inserción del enfermero en la comisión intrahospitalaria de donación de órganos y tejidos / A inserção do enfermeiro em comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos / The insertion of the nurse in intra-hospital commission of organ and tissue donation

Tolfo, Fernando; Camponogara, Silviamar; Lopez Montesinos, María José; Heckler Siqueira, Hedi Crecencia; Scarton, Juliane; Colomé Beck, Carmen Lúcia.
Enferm. glob ; 17(50): 185-197, abr. 2018.
Artigo em Espanhol | IBECS (Espanha) | ID: ibc-173553

Objetivo:

conhecer como se dá a inserção do enfermeiro em comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante, bem como a obtenção de conhecimento para atuação nesta.

Método:

pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com 12 enfermeiros de comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados através de análise de conteúdo.

Resultados:

evidenciou-se que os enfermeiros são indicados para atuar em comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante, sem o preparo adequado. O conhecimento ocorre posteriormente à inserção na referida comissão, normalmente, junto a eventos e apoio na literatura da área, já que não há abordagem consistente sobre o tema na formação profissional.

Conclusão:

medidas educativas devem ser inseridas na academia e serviços de saúde, como forma de prover subsídios necessários para que o enfermeiro possa ter uma participação mais efetiva nessas comissões
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS
Selo DaSilva