Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adaptación familiar: del diagnóstico al tratamiento de la condición crónica del niño / Adaptação da família: do diagnóstico ao tratamento da condição crônica da criança / Adaptation experienced by families from diagnosis to treatment of the child's chronic condition

Milbrath, Viviane Marten; Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi; Vaz, Jéssica Cardoso; Hense, Tuize Damé; Bazzan, Jéssica Stragliotto; Rebelato, Cibele Thomé da Cruz.
Enferm. glob ; 21(68): 336-353, Oct. 2022. ilus
Artigo em Espanhol | IBECS (Espanha) | ID: ibc-210010

Objetivo:

Conhecer a adaptação das famílias do diagnóstico ao tratamento da condição crônica da criança. Material e

métodos:

Pesquisa qualitativa, oriunda de estudo multicêntrico, os dados aqui apresentados referem-se a coleta feita na cidade de Pelotas/RS, no ano de 2019. Participaram da pesquisa 15 familiares/cuidadores de crianças com condições crônicas internadas em unidades de pediatria de hospitais do município. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e as informações foram analisadas por meio da análise temática e interpretadas pelo referencial teórico A Teoria de enfermagem – O modelo de adaptação de Roy.

Resultados:

Dos participantes da pesquisa dez eram mães, três pais e duas avós. Os familiares realizam uma trajetória em busca do diagnóstico da criança, enfrentando dificuldades nessa vivência, tais como impacto diante do diagnóstico, riscos e repercussões da doença, assim como a falta de informações e comunicação ineficaz entre profissionais e familiares, além de dificuldade no deslocamento para realização do tratamento. Considerações finais É necessário refletir criticamente sobre a abordagem às famílias das crianças com condições crônicas, visando a identificação das situações de vulnerabilidade enfrentadas por essas para que os profissionais possam atendê-las primando pela integralidade do cuidado com base em suas demandas. Ademais, é imprescindível adotar uma comunicação eficaz, aprimorando o processo de trabalho no sentido de melhorar o diálogo e o entendimento para com as famílias sobre o diagnóstico, os riscos, o tratamento e as repercussões advindas da doença crônica da criança. (AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: ES15.1 - BNCS
Selo DaSilva