Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conocimientos, creencias y actitudes de los estudiantes universitarios hacia ladonación de órganos: Un estudio cualitativo / Conhecimento, crenças e atitudes de estudantes universitários em relação àdoação de órgãos: Um estudo qualitativo / Knowledge, beliefs and attitudes of university students towards the organ donation: A qualitative study

Fernández Mayo, Elena; Andina Díaz, Elena.
Cult. cuid ; 27(65): 145-157, 2023. tab
Artigo em Espanhol | IBECS (Espanha) | ID: ibc-218969
Tanto os transplantes como os alotransplantes compostos vascularizados, por depende-rem de doações, devem-se a fatores psicossociais que, conhecendo-os, nos permitem tomar atitudeseducativas adequadas.

Objetivo:

explorar os conhecimentos, crenças e atitudes dos estudantes deenfermagem e computação em relação à doação e transplante de órgãos e aos alotransplantes com-postos vascularizados. Material e

métodos:

Estudo exploratório a partir de uma exploração qualita-tiva. Entrevistas semiestruturadas com 10 estudantes de enfermagem e informática.

Resultados:

trêscategorias conhecimento, mostrando desinformação; crenças como que não há nada depois damorte, que a doação é altruísta e que suas profissões ajudam a aumentar a consciência; e atitudestais como falar sobre a morte abertamente, mas não sobre doação. Discussão os universitários estãocientes, mas não estão bem informados, encontrando evidências como a religião ou a doação desangue ou medula óssea não influenciam ser um doador de órgãos, mas conhecer os destinatáriosou alguém com uma desfiguração e falar sobre a morte, sim.

Conclusões:

existem crenças que favo-recem a doação de órgãos e tecidos compostos vascularizados em universitários, porém há tambémuma desinformação significativa e uma falta de diálogo sobre como tornar-se doador, o que é pre-judicial para esta doação e à educação sobre este assunto como futuros profissionais.(AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: ES15.1 - BNCS
Selo DaSilva